domingo, 27 de fevereiro de 2011

COMISSÃO DE AGRICULTURA REALIZA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural, Agrária e Pesqueira, presidida pelo deputado Rogério Cabral (PSB) aprovou por unanimidade nesta terça-feira (22/02), durante sua primeira reunião, os cinco temas que serão tratados como metas para os trabalhos do grupo no ano de 2011. A comissão pretende:
  • Retomar as discussões sobre a instalação de antenas de reforço de sinal para linhas de telefonia móvel nos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro;
  • agendar audiências públicas para atender os agricultores dos municípios da região Serrana, afetados pelas fortes chuvas do início do ano;
  • requisitar um veículo que possa dar mobilidade aos trabalhos da comissão;
  • desenvolver uma cartilha com direitos e deveres dos agricultores fluminenses;
  • e trabalhar pela terceira edição do congresso Rio Eco Rural.
"Esses são trabalhos que vão ajudar no desenvolvimento da agricultura do Estado do Rio de Janeiro. A audiência pública sobre o desastre da região Serrana deve ser tratada como prioridade. Precisamos levar informações para esses trabalhadores que estão em dificuldade. Seria interessante termos um veículo e também de uma cartilha para levarmos conhecimento aos agricultores do interior. Falta muita informação ao homem do campo e nosso objetivo é levar o poder público nesses locais", comentou Rogério Cabral.
Membro efetivo da comissão, o deputado Nilton Salomão (PT) defendeu que o colegiado não deve ficar preso às audiências públicas realizadas na Alerj, e sim passar a visitar os municípios do interior. "Como primeira discussão fora da Assembleia deveríamos realizar uma audiência em municípios afetados pelas chuvas. A região Serrana conta com muitos produtores e agricultores e precisamos estar ao lado deles nesse momento", comentou Salomão, que irá avaliar e sugerir a data e local para o primeiro encontro. Entre as cidades levantadas como possíveis destinos surgiram: Sumidouro, São Fidélis, Friburgo, Teresópolis e Cachoeiras de Macacu.
Já o deputado João Peixoto (PSDC) sugeriu a retomada da discussão sobre a instalação, em cada um dos municípios do Rio de Janeiro, de novas redes de cobertura para telefones celulares, o que facilitaria a comunicação dos moradores de regiões afastadas das grandes cidades. A criação de uma cartilha com deveres e direitos dos agricultores e a realização da terceira edição do congresso Rio Eco Rural também foram aprovadas por unanimidade na reunião. Também participou da reunião o deputado Sabino (PSC), membro do colegiado.

(texto de Raoni Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog