terça-feira, 27 de abril de 2010

II RIO ECO RURAL - VEM AÍ NOVA RADIOGRAFIA DO MEIO RURAL FLUMINENSE

O Deputado Rogério Cabral (PSB), presidente da Comissão de Agricultura da Alerj, já dirigiu uma primeira reunião extraordinária para debater a melhoria das condições da cadeia produtiva de alimentos no Estado do Rio, tendo por finalidade definir os temas que serão levados à discussão no II Rio Eco Rural - seminário que deve acontecer ainda neste primeiro semestre de 2010 em Nova Friburgo, na Região Serrana do estado.

A Comissão de Agricultura da Alerj volta a se reunir para outras rodadas de discussões em torno do assunto, mas já ficou decidido que, entre outros temas, o seminário vai discutir, principalmente, a falta de equipamentos mecânicos para o meio rural, ausência de estradas de acesso às áreas de produção e dificuldade de acesso à educação para jovens que vivem no campo e ainda a criação de políticas de incentivos fiscais para o campo. Também vão fazer parte da agenda temas como dificuldades de escoamento do que é produzido no campo e a criação de políticas que permitam frear o êxodo rural e ajudem a fixar o homem do campo terra em que ele trabalha. .

“Temos que providenciar todos os preparativos para repetir o sucesso do primeiro evento que realizamos ano passado em Nova Friburgo. Durante este segundo seminário estaremos traçando uma nova radiografia do meio rural fluminense. O seminário será novamente um meio de integração dos produtores rurais, que terão oportunidade de assistir palestras e ouvir informações que poderão influenciar positivamente no cotidiano de cada um daqueles que trabalham no campo”, disse Rogério Cabral ao abrir a reunião.

Entre outros participaram da reunião Alberto Figueiredo, ex-Secretário de Agricultura do estado, que falou dos problemas relativos à cadeia produtora de leite; o engenheiro florestal José Cláudio Ururahy, ex-presidente da Ceasa, que fez uma explanação sobre a silvicultura no estado, e Rolf Dieringer, do Sítio das Palmeiras, que abordou os problemas da agricultura e do meio ambiente fluminenses.

Marcaram presença ainda o professor Doracy Pessoa Ramos, da UFRRJ/ UENF, além de representantes da AEARJ, da Emater, da Sociedade Nacional de Agricultura, da Futuro Fértil e da Embrapa. Os deputados João Peixoto, vice-presidente da Comissão de Agricultura, e Wilson Cabral, suplente da presidência da Comissão, também compareceram ao encontro.

“Tendo em vista os problemas apresentados neste encontro, vou sugerir a descentralização dos recursos da capital para o interior, maiores investimentos nas estradas e que o Governo do estado apoie mais o produtor rural, para que ele continue no campo”, defendeu Rogério Cabral (PSB), que também quer a criação de novos empregos no campo como forma de evitar o êxodo rural.

Um comentário:

  1. No que for preciso de apoio e da fri 113 está sendo preparadoalto apoio à fri113 junto com os demais amigos e colegas de todo o estado na área rural inclusive das 4 microbacias da area serrana são pedro, são lourenço, santa cruz e barracão dos mendes juntos podemos conseguir este asfalto de máximo 5 há 7 km que economiza em 13km de gastos e o meio ambiente também agradece... conte conosco nesta empreitada.... como t o disse un idos em prol de mesmos ideais coletivos e esta 113 atende toda a região.... Melhore da dengue precisa-se de ti e na alerj também conte conosco os projetos tem que se dar continuidde hoje e amanhã sozinho e sozinhos não estamos esta classe trabalha de domingo a domingo e precisamos economizar e estragar menos transporte, caminhões e carros além de dar mais dispopnibilidades de acessos de nossos idososo e crianças Grato sejamos unidos nesta empreitada o tempo vindouro o irá por si só dizer... Pauaba

    ResponderExcluir

Arquivo do blog