terça-feira, 8 de dezembro de 2009

FESTA DO TOMATE DE PATY DO ALFERES NO CALENDÁRIO OFICIAL DO RIO DE JANEIRO

O Projeto de Lei nº 2346/2009 de autoria do Deputado Rogério Cabral, que inclui a Festa do Tomate de Paty do Alferes no Calendário Oficial do Estado do Rio de Janeiro será votado hoje, 08/12, pelo Plenário da Alerj.
Quando técnicos da Emater e da Ceasa-RJ resolveram promover uma Semana Técnica, no Mercado Produtor da Ceasa, em 1979, buscavam apenas o aprimoramento e entretenimento para os produtores rurais de Paty do Alferes sem saber porém, que haviam plantado a primeira semente da FESTA DO TOMATE.
Dois anos depois, inspirado na Festa da Uva de Caxias do Sul – R.S., o evento já passou a ser conhecido como FESTA DO TOMATE, ainda como uma pequena confraternização entre produtores e técnicos agrícolas, onde as grandes atrações eram mágicos e leilões de animais.
No ano da emancipação de Paty do Alferes, 1987, a FESTA DO TOMATE passou para a administração municipal tendo um novo impulso e começando se tornar conhecida pelo nível dos shows musicais apresentados a cada ano.
A inauguração do Parque de Exposição Amaury Monteiro Pullig, em Avelar, no ano de 1995, foi a alavanca fundamental para o crescimento que a FESTA DO TOMATE alcançou, sendo hoje considerada a maior do estado do Rio de Janeiro.
Muitas outras atividades compõem a programação da FESTA DO TOMATE, como o Concurso Leiteiro e o de Qualidade do Tomate, na área agrícola. Eventos esportivos tais como os Torneios de Voley e Corrida Rústica. Serão realizados, também, os já tradicionais Concursos de Culinária do Tomate e da Rainha da Festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog