
Cerca de 250 produtores rurais, representantes de associações agropecuárias e do setor pesqueiro, funcionários da Emater e secretários municipais de Agricultura, além de parlamentares, lotaram o auditório da Universidade Federal Rural (UFRRJ), em Campos, durante o Fórum Regional do Norte Fluminense, no dia 30/11. Organizado pela Comissão de Agricultura da Alerj, o evento é preparatório do I Congresso Rio Eco Rural, que tem previsão para acontecer em março, em Nova Friburgo, com a presença de centenas de produtores rurais de todas as regiões fluminenses, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Sérgio Cabral, entre outras autoridades.
-- Quem tem vocação para a agricultura não pode viver em favelas das grandes cidades. Tem é que produzir alimentos e ganhar bem pelo trabalho que faz – pregou o deputado estadual Rogério Cabral (PSB), presidente da Comissão de Agricultura da Alerj.
Foi um encontro bem organizado, com o apoio da Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Agricultura, e do deputado João Peixoto, eleito pela região e membro da Comissão de Agricultura presidida por Rogério Cabral, o parlamentar egresso do meio rural friburguense que idealizou o I Rio Eco Rural. Outro membro do Legislativo fluminense presente ao Fórum foi o deputado Wilson Cabral.
De acordo com o presidente da Comissão de Agricultura da Alerj, Rogério Cabral, o resultado final dos encontros realizados até agora em Valença, Itaperuna, Teresópolis e Campos, bem como as reivindicações levadas pelos produtores rurais à Comissão, formatarão o I Rio Eco Rural. O próximo e último fórum preparatório será realizado no dia 14 de dezembro em Tanguá.
-- Estamos colhendo dados preciosos em todo o Estado sobre nossa produção agropecuária e pesqueira e temos a certeza de que, a partir das soluções que serão propostas em 2008, em Nova Friburgo, a realidade do meio rural fluminense poderá ser transformada com a adoção de medidas urgentes e realistas capazes de aumentar nossa produtividade, melhorar a oferta de produtos para os grandes centros e fixar o homem no campo. Quem tem vocação para a agricultura não pode viver em favela. Tem que produzir alimentos e ganhar bem pelo trabalho que faz.
Setor pesqueiro funciona mesmo com poucos recursos
e técnicos se queixam da baixa produtividade leiteira
Valiosas informações sobre o meio rural fluminense foram transmitidas durante o Fórum de Campos. Entre as palestras mais concorridas, o representante da Fiperj, Benito Igrejas Jr., falou sobre as penúrias do setor pesqueiro e da aqüicultura fluminense, mostrando que, apesar do orçamento liberado para 2007 ter sido fixado em R$ 238.101,00, a Fiperj consegue dar assistência aos produtores de tilápias e rãs e continua desenvolvendo importantes pesquisas na área de maricultura, em seu centro de pesquisas localizado em Mangaratiba.
Outra palestra que prendeu a atenção do público, tendo como tema a pecuária, foi proferida pelo diretor de Defesa Sanitária, Cláudio Villela, e pelo pesquisador da UENF, Ângelo Burla, que abordaram a necessidade de aplicação de tecnologias disponíveis para a reprodução, alimentação e manejo de rebanhos, buscando o incremento da produtividade leiteira. A média da produção leiteira no Norte fluminense ainda é baixa, alcançando apenas quatro litros de leite/dia por animal.
Já o diretor técnico da Pesagro, Ariovaldo Ribeiro Viana, que falou sobre a produção canavieira, fez uma excelente explanação sobre os canais de Campos, que estão sendo assoreados e, ao invés de beneficiarem os produtores de cana, colocam em risco as plantações e povoados vizinhos, devido à falta de dragagem.
O tema dos biocombustíveis ficou a cargo do pesquisador Wander Eustáquio Andrade, que discorreu sobre os principais motivos da baixa produtividade no Estado e citou pesquisas desenvolvidas com oleaginosas na região Norte. Os pesquisadores da Pesagro montaram um estande com amostras de sementes e óleos obtidos nas plantações de amendoim, girassol, gergelim, mamona e pinhão manso.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Rogério Cabral
Nenhum comentário:
Postar um comentário