domingo, 2 de dezembro de 2007

I Rio Eco Rural aconteceu em Campos

Por Sofia Vecce

Com objetivo de identificar as necessidades de cada região no estado, a Comissão de Agricultura, Pecuária e Politicas Rural, Agrária e Pesqueira da Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), realizou nesta sexta-feira (dia 30), a quarta reunião da I Rio Eco Rural, proposta pela comissão. O evento tem apoio da Prefeitura de Campos, através da secretaria de Agricultura.

Com a participação de representantes das três esferas públicas e, ainda, pequenos produtores rurais e representantes de associações, o fórum de debates contou com os seguintes temas: biocombustíveis, desenvolvimento regional sustentável, situação dos canais de Campos, pesca, organização rural, crédito rural e pecuária.

Presidido pelo presidente da Comissão, deputado Rogério Cabral (PSB), o fórum vai permitir que a comissão tenha uma visão real das necessidades de cada região. “Para nós esse evento tem três principais motivos: o balanço eco rural da região; saber da demanda dos produtores, porque só assim podemos criar projetos para atender a todos e abrir canal da comissão de agricultura com prefeitos e secretários para trabalhar em prol do agricultor”, diz.

Rogério Cabral entregou ao secretário municipal de Agricultura, Eduardo Alves, um cadastro feito em Nova Friburgo para que o município faça um semelhante para encaminhar à Comissão.

Segundo Eduardo Alves, o trabalho da secretaria é integrado e é extremamente necessário o apoio dos governos estadual e federal para dar condições melhores ao homem do campo. “Nós aqui em Campos sofremos com a diversidade climática e preço. Precisamos de uma política forte de preço firme”, definiu.

Além disso, o secretário destacou a necessidade de criar condições de trabalho para os agricultores dos assentamentos rurais e para os pescadores. “Eles vêm sofrendo porque não têm recursos próprios para dar cidadania a essas pessoas”, afirmou.

De acordo com o presidente da Comissão de Agricultura da Alerj, o próximo fórum vai acontecer dia 14 de dezembro em Tanguá e o congresso - que vai fechar todas as necessidades do estado – tem previsão para acontecer em março, com a presença do Presidente Lula, em Nova Friburgo.

O evento, realizado no auditório Aldo Alves Peixoto, da Universidade Federal Rural (UFRRJ), contou com apoio da Prefeitura de Campos, governo do Estado, Emater -Rio, Banco do Brasil, governo federal e Embrapa. Presentes ao evento, além do secretário municipal e do presidente da Comissão da Alerj, o presidente da Asflucan, Eduardo Crespo, o diretor do Campus da UFFRJ, Jair Felipe; os deputados Wilson Csbral e João Peixoto; o presidente da Emater, Hélio Cabral e o repsresentante da Pesagro, Arivaldo Viana.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog