segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Produtor da maior laranja do Brasil recebe Moção da Alerj

Cloy Dias Dutra de 80 anos, cultivou em seu pomar uma laranja que chegou a pesar 3,210 kg e 70 cm de circunferência, no Sítio Vista Alegre , em São José do Ribeirão - RJ (Bom Jardim), e foi homologado pelo RankBrasil, Livro dos Recordes Brasileiros.
Especialista em enxertos e técnicas de plantio, Cloy exibe com orgulho a laranja que pertence à variedade grape-fuit (americana, mas de cultivo bem adaptado ao clima tropical do Brasil).
“Devido as fortes chuvas e vendavais, a fruta caiu do pé e rachou, senão teria crescido mais” afirma o agricultor. Ele disse ainda que costuma retirar parte das frutas de cada laranjeira, deixando apenas uma em cada galho, o que pode ter propiciado o crescimento fora do comum da laranja.
Fazendo jus ao nome do município, Bom Jardim, o Sr. Cloy é um exemplo de dedicação e respeito à terra e à natureza e muito conhecido por todos na cidade.
A região cultiva também, uma laranjinha japonesa, conhecida como quincan, que é a menor do mundo. Para comparar com a “super laranja”, o quincan aproxima seu tamanho com o de uma bolinha de gude, medindo em torno de 2 cm de circunferência e pesando cerca de 10 g . A laranja gigante, que levou de quatro a cinco meses para ficar madura, e sem qualquer tipo de adubo, assemelha-se ao tamanho de uma melancia pequena.
Cloy participou de vários cursos e projetos de paisagismo, jardinagem, urbanização em bairros, enxertos de frutas cítricas e rosas, entre muitas outras, participou também, como expositor em todas as exposições realizadas no município, entre o período de 1980 e 1995.
Em reconhecimento à essa dedicação ao cultivo da terra e aos 80 anos de vida e trabalho, o Deputado Rogério Cabral apresentou na Alerj Moção de Louvor e Aplausos ao Sr. Cloy Dias Dutra.

Fonte: Ranking Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog