quinta-feira, 22 de setembro de 2011

TOMBAMENTO DO MUSEU DA ARP


O Deputado Rogério Cabral apresentou Indicação Legislativa ao Plenário da Alerj, solicitando ao Governador Sergio Cabral o tombamento do imóvel situado na Avenida Julius Arp, em Nova Friburgo, antiga residência de Julius Arp e símbolo da extinta Fábrica de Rendas Arp.
"Precisamos preservar, para as próximas gerações, tudo o que faz parte da história friburguense. Esse casarão, que foi residência de Julius Arp não pode ter o mesmo destino de tantos outros prédios históricos, perdidos ao longo do tempo", destacou Rogério Cabral.
Dessa forma, através do INEPAC - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, espera-se assegurar que o imóvel, e também o acervo do Museu da Arp, sejam tombados e preservados como bem cultural da comunidade friburguense.
"O Museu de Rendas Arp foi inaugurado em 1986, seu acervo compõe-se de pinturas em óleo sobre tela do Conselheiro Julius Arp, documentos da primeira empresa como notas fiscais, registro de contas, diplomas de honra, entre outros; documentos pessoais do Conselheiro, alguns dos primeiros produtos da fábrica, com o destaque para  três antigas máquinas de fazer renda, além do Chalet do Conselheiro Julius Arp.
O Conselheiro Julius Arp foi o grande pioneiro do desenvolvimento industrial de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro. Se não fosse ele, a história da cidade de Nova Friburgo e até do município de Nova Friburgo teria sido outra. Primeiro ele comprou a Companhia de Eletricidade, que estava em final de construção, e depois trouxe para a cidade de Nova Friburgo a fábrica de rendas, abandonando os planos de instalá-la em Joinville, onde já tinha negócios.  De forte espírito empreendedor, trouxe as máquinas da Alemanha e colocou a fábrica para funcionar com 36 empregados, em 11 de junho de 1911.  Ele acabou participando da implantação das outras principais indústrias da cidade na época: Ypu, Filó e Haga. A eletrificação do município permitiu a instalação das indústrias, acelerando o progresso da cidade de Nova Friburgo, movimentando o comércio e a construção civil, gerando novos empregos. Durante quase todo o século XX, a fábrica foi gerida por alemães de diversas procedências e forte conhecimento técnico." Extraído do Blog Acervo Nova Friburgo

A Fábrica de Rendas Arp completou 100 anos de atividades e, recentemente, encerrou suas operações diante da predatória concorrência de produtos estrangeiros.
Infelizmente perdemos esse importante e centenário empreendimento, que marcou época na nossa história e na vida de tantos e tantos friburguenses que por ali passaram."

Um comentário:

  1. pensar que hoje tenho 58 anos, minha mãe trabalhou nessa fabrica e eu fiquei quando bebê na creche que a fábrica ofericia para as mães operárias. alias fui uma das últimas crianças a sair de lá, minha mãe contou-me que o dono dessa industria todos os dias ia lá me visitar no berçário da fabrica.
    tenho um grande carinho por essa fabrica faz parte da minha história!!!

    ResponderExcluir

Arquivo do blog