quinta-feira, 16 de junho de 2011

REUNIÃO DA CPI DA REGIÃO SERRANA TEM A PARTICIPAÇÃO DO SECRETÁRIO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE NOVA FRIBURGO - CARLOS MADURO

INCERTEZA NO NÚMERO DE ALUGUÉIS SOCIAIS NA SERRA PREOCUPA CPI

O desencontro de informações sobre o número de aluguéis sociais que estão sendo pagos à população das sete cidades da Região Serrana do Rio afetadas pelas chuvas, em janeiro, preocupa os deputados membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que investiga as causas da tragédia. Durante a reunião administrativa realizada ontem (15/06) no gabinete do deputado Nilton Salomão (PT), Secretário de Estado de Assistência Social do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves, declarou que hoje esse número só chega a sete mil famílias. E ainda existem as pessoas atendidas diretamente pelas prefeituras, num total ainda não contabilizado.
O desencontro de informações preocupa a comissão, porque o número de aluguéis sociais vai definir o número de habitações a serem construídas, comentou p deputado Luiz Paulo, presidente da Comissão. 
O parlamentar espera que cada uma das prefeituras afetadas envie à comissão o número exato de benefícios distribuídos. Assim, com dados precisos, a secretaria poderá acertar no planejamento das construções. "No meu entendimento, o Estado deveria produzir 10 mil habitações, porque se tivermos 20% de desapropriações assistidas essas duas mil que restariam podem servir para as pessoas que moram em áreas de risco", completou o parlamentar. Subsecretário do EGP-Rio, José Cândido da Silva Muricy explicou como funciona o trabalho do escritório. "Nosso trabalho é dar agilidade na recolocação das famílias, e o secretário Rodrigo Neves faz o pagamento dos aluguéis. Quem opta pela compra assistida sai do aluguel social imediatamente. Existe essa atualização mensal", comentou Muricy. "Nosso papel foi entrar e avaliar quais são as casas que realmente têm problemas. Nós iniciamos uma negociação para saber se as famílias querem uma unidade nova, a compra assistida ou a indenização", explicou.
No encontro da última quarta-feira (15/06) o secretário Rodrigo Neves apresentou os números de alugueis sociais concedidos pelo Governo, divididos por cada uma das sete cidades. Segundo Neves, Areal tem 312 aluguéis, enquanto Bom Jardim tem 337, Nova Friburgo, 2.490 e Petrópolis, 876. As cidades de São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Teresópolis contam com 343, 231 e 2.411 beneficiados, respectivamente. No total, são sete mil alugueis distribuídos.
Participaram da reunião, ainda, o Secretário de Assistência Social de Nova Friburgo, Carlos Maduro, os deputados Sabino (PSC), vice-presidente, Nilton Salomão (PT), relator, Marcus Vinícius (PTB), Rogério Cabral (PSB), e Janira Rocha (PSol), membros da comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog