sábado, 23 de outubro de 2010

"SOU DO BEM, SOU FICHA-LIMPA, CONFIO NA JUSTIÇA E NÃO VOU SER PREJUDICADO POR UM FICHA-SUJA"


Reeleito para a Assembleia Legislativa em 3 de outubro com a maior votação (43.215) já conquistada por um candidato a deputado estadual da nossa região, Rogério Cabral (PSB) sofreu um revés nesta semana ao tomar conhecimento de que, em retotalização de votos, perdeu a cadeira na Alerj para um candidato (Átila Nunes, PSL, com 21.366), que teve a metade de seus votos e que, ainda por cima, só conseguiu a vaga com a ajuda da validação de 10.284 votos de um companheiro de chapa (Claudiocis das Ambulâncias, do PSL, já incluído duas vezes pela Justiça Eleitoral no rol dos fichas-sujas. O político friburguense revela que, num primeiro momento, acreditou que a perda da reeleição era uma brincadeira, mas, consumado o fato, confia numa reviravolta que lhe permita continuar representando Nova Friburgo e região na Alerj nos próximos quatro anos (2011/2014). “Sou ficha-limpa e estou acreditando que a Justiça (Eleitoral) dará o seu voto para o lado do bem”, diz Rogério Cabral, crendo que os votos de Claudiocis das Ambulâncias serão anulados com base na Lei da Ficha Limpa, de grande apelo popular. Na quinta-feira, 21, Rogério Cabral concedeu sua primeira entrevista abordando o caso no Informe A Voz da Serra, da Luau TV, onde foi entrevistado pelo jornalista Paulo Nader (foto).

De que forma o senhor recebeu a notícia da perda da vaga?

ROGÉRIO CABRAL - Foi uma surpresa. No primeiro momento achei que era brincadeira, mas foram tantas pessoas me ligando na segunda-feira, 18, quando a notícia apareceu na internet, que comecei a achar que a coisa era mesmo séria. Liguei para os meus advogados e eles entraram em contato com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e realmente tomaram conhecimento de que havia sido feita a recontagem de votos e que me tiraram a vaga. Eu, com 43.215 votos, perdi a vaga para um candidato (Átila Nunes) com pouco mais de 21 mil votos, e que ainda foi ajudado por um candidato ficha-suja (Claudiocis das Ambulâncias).

O senhor foi o 36º candidato mais votado para a Alerj e não ficou com uma das 70 cadeiras. Decepção?

ROGÉRIO CABRAL - Isso mesmo. Se fosse pela quantidade de votos eu estaria eleito tranquilamente.

Aqui em Nova Friburgo a perda da vaga teve uma repercussão muito ruim. Na rua percebeu-se que as pessoas ficaram chateadas. E na Assembleia Legislativa, qual foi a repercussão?

ROGÉRIO CABRAL - Foi muito ruim também. Para mim, nem tanto, porque me considero uma pessoa vitoriosa. E por que digo que para mim, nem tanto? Não esperava sinceramente receber tantas manifestações de carinho, como recebi, não só da população friburguense e de toda a região, mas dos próprios colegas deputados também. Recebi muitas, mas muitas manifestações de solidariedade na Alerj. Tem muito deputado propondo até fazer uma manifestação a meu favor.

Mas o senhor está triste?

ROGÉRIO CABRAL - O primeiro momento foi de tristeza e decepção por saber que estou correndo o risco de perder a minha reeleição. Eu, um político ficha-limpa, perder a vaga para um candidato que teve a metade dos meus votos e que ainda por cima foi ajudado na legenda por um político ficha-suja. Por outro lado, as manifestações a meu favor têm sido tantas que fico muito sensibilizado com tanto carinho das pessoas.

O senhor tem esperança de reconquistar a vaga?

ROGÉRIO CABRAL - Tenho muita esperança, sim. E tenho ouvido muito as pessoas dizerem que é preciso ter fé e confiança. E eu tenho. A justiça vai prevalecer. Ouço as pessoas dizerem que um político ficha-limpa não pode ser prejudicado como estão querendo fazer. Digo que estou confiante que a justiça será feita e que estarei na Alerj nos próximos quatro anos, representando Nova Friburgo, a nossa região e também todo o interior do estado do Rio.

Quais providências jurídicas estão sendo tomadas?

ROGÉRIO CABRAL - O PSB já recorreu. Meus advogados também estão juntos auxiliando o partido e fazendo tudo que tem que ser feito.

E o Ministério Público Federal?

ROGÉRIO CABRAL - O MPE não está questionando o registro do Claudiocis agora. O questionamento vem sendo feito desde o dia que ele apresentou a sua candidatura, lá em junho. No Rio (TRE) e em Brasília (TSE), a candidatura dele foi considerada ficha suja. O caso dele agora é no Supremo.

Parece que o caso do Claudiocis é o primeiro da fila lá no Supremo Tribunal Federal?

ROGÉRIO CABRAL - O presidente do meu partido (Alexandre Cardoso, da regional) me disse isso. Ele deve mesmo ser o primeiro caso de ficha suja a ser julgado no Supremo. O Claudiocis só concorreu por causa de uma liminar. Por isso, volto a dizer, estou muito confiante que a minha situação será reconsiderada.

Mesmo que o senhor não consiga êxito, já existem comentários sobre a possibilidade do governador chamar um deputado eleito de sua coligação (PSB/PMN), abrindo uma vaga na Alerj para o senhor. É possível?

ROGÉRIO CABRAL - Volto a insistir que tenho fé e esperança de que a minha situação será revertida na esfera do Judiciário. Mas esse comentário já circulou nesta semana na Alerj. Lá comenta-se que o deputado eleito da minha coligação, Christino Áureo, que foi secretário estadual de Agricultura durante esta primeira gestão do governador Sérgio Cabral, seja chamado de volta para ocupar o mesmo cargo, a partir de janeiro. É o que se fala lá. Também há comentários de que, depois do trabalho que estamos realizando na comissão de Agricultura da Alerj, há a possibilidade de eu ir para a secretaria. Tenho excelente relação com o governador (Sérgio Cabral) e com o vice (Luiz Fernando Pezão), mas, por enquanto, são apenas comentários e especulações.

Então, Nova Friburgo e a região não perderão, de modo algum, a representatividade no Rio?

ROGÉRIO CABRAL - Espero que não. Enquanto as coisas não se definem, vamos continuar trabalhando como sempre trabalhamos. Quem me conhece sabe que, em meus 20 anos de vida pública, sempre trabalhei com muito empenho e seriedade para o desenvolvimento não só de Nova Friburgo e da região, mas por todo o interior. Espero continuar contribuindo sempre.

Creio que diante de tantas manifestações públicas, Nova Friburgo esteja torcendo por seu êxito neste complicado e polêmico momento.

ROGÉRIO CABRAL - E eu agradeço. Agradeço de coração todas estas manifestações de carinho que estou recebendo nos últimos dias. Deus sempre esteve a meu lado. Estou entregando a questão nas mãos da Justiça e vamos torcer para que ela, a Justiça, dê o seu voto pelo lado do bem. Sou ficha-limpa e uma pessoa do bem e estou aguardando que o bem prevaleça.

Fonte: Coluna Bastidores da Política - Jornal A Voz da Serra - 23/10

Um comentário:

  1. Prezado Rogério,
    nada nesse mundo acontece sem que Deus tome conhecimento e Sua Palavra diz que as autoridades e os governantes são aprovados por Ele.
    Confie na Justiça, mas confie, acima de tudo, na Justiça Divina.
    Estamos orando e esperando em Cristo que nossa região não perderá um representante como você.
    Fique com Cristo!
    Um abraço, Sandro Dias.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog