terça-feira, 22 de junho de 2010

PROJETO DE LEI DE ROGERIO CABRAL DECLARA DE RELEVANTE INTERESSE ECONÔMICO E TURÍSTICO A REATIVAÇÃO DE FERROVIA

O Deputado Rogério Cabral apresentou ao Plenário da Alerj, Projeto de Lei que declara ser de relevante interesse turístico e econômico para o estado do Rio de Janeiro a reativação da Estrada de Ferro Leopoldina, no trecho compreendido entre Boca do Mato e Theodoro de Oliveira.
No mesmo projeto, o deputado denomina esse trecho de "Ferrovia Barão de Nova Friburgo", em homenagem a Antonio Clemente Pinto, o Barão de Nova Friburgo, que foi o instituidor da "Estrada de Ferro do Cantagallo", posteriormente incorporada pela Estrada de Ferro Leopoldina.
A Lei possibilita "abrir caminho" para a busca de recursos na esfera federal, através dos programas do Ministério do Turismo e outros entes públicos, além das parcerias com o setor privado para, num esforço conjunto, poder ser revitalizado esse trecho ferroviário (agora para fins turísticos ), que teve importante e crucial papel no desenvolvimento de Nova Friburgo e de todo interior fluminense.
A implantação do Trem Turístico, a exemplo de diversos outros hoje em operação no Brasil, representará o incremento do turismo em nossa região, atraindo investimentos em toda a cadeia de serviços (restaurantes, hotéis, pousadas, etc. ) e gerando emprego e renda para Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e municípios vizinhos.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa! Reativar e expandir a malha ferroviária nacional é processo de grande interesse público e social! Com ações locais como essa, contribui-se para um grande projeto nacional.
    Saudações socialistas,
    Alexandre de Carvalho

    ResponderExcluir

Arquivo do blog