segunda-feira, 17 de maio de 2010

DEPUTADO ROGERIO CABRAL COMEMORA SUCESSO DO II RIO ECO RURAL

O Deputado Rogério Cabral, Presidente da Comissão de Agricultura da Alerj, ao fazer um balanço dos dois dias do II Rio Eco Rural, congresso realizado nos últimos dias 13 e 14 deste mês de maio em Nova Friburgo - Região Serrana do Estado do Rio, disse que o evento alcançou seu objetivo, que era obter um comprometimento do governo do estado com a causa da agricultura fluminense. É intenção de Rogério Cabral criar uma comissão de notáveis que vão ficar engarregados de elaborar um documento final sobre os resultados da evento e com uma proposta para alavancar o setor no estado.
Convidado especial de Rogério Cabral, o governador Sérgio Cabral compareceu ao evento em companhia de vários componentes de seu staff, participou de um almoço com 500 líderes rurais, anunciou investimentos R$ 5 bilhões - recursos do Banco do Brasil - na agricultura do estado, asssinou a sanção da lei de número 2.179 - de autoria de Rogério Cabral - que denomina o Município de Nova Friburgo capital da moda íntima do estado do Rio e entregou maquinas e implementos agrícolas do programa Estradas da Produção, que ficarão sob responsabilidade do escritório da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) de Friburgo, mas também atenderão o município de Sumidouro. Em seguida, o governador anunciou para o fim do mês a licitação para a construção da estrada do contorno, para tirar o trafego de caminhões de carga do Centro de Friburgo - uma antiga revindicação de Rogério Cabral - a construção de uma ponte de 800 metros em Lumiar, para retirar o tráfego de carros que usam a rodovia estadual Serramar do perímetro urbano e as obras de contenção de encostas nessa estrada. Rogério Cabral aproveitou a oportunidade para pedir ao governador do estado seu apoio para implantar um programa de internet no campo e telefonia rural com recursos do FUST - Fundo de Universalização do Sistema de Telefonia - recebendo como resposta do governador a promessa de que vai se empenhar na defesa da causa.
Além do governador Sérgio Cabral, compareceram ao evento Jorge Picciani, presidente da Alerj, o vice-governador Luis Fernando Pezão, deputados, vereadores, prefeitos, estudantes, líderes rurais, representantes da Emater, do Banco do Brasil e especialistas que realizaram palestras sobre silvicultura, pecuária de leite, fruticultura, avicultura, pesca e pecuária de corte.
Durante o congresso ainda se discutiu a ausência de estradas de acesso às áreas de produção; dificuldade de acesso à educação para os jovens que vivem no meio rural; criação de incentivos fiscais para o campo e políticas de combate ao êxodo rural, com a criação de programas para sua fixação na terra em que trabalha. "O documento final sobre tudo o que foi discutido aqui será encaminhado às autoridades que tratam de agricultura no país pedindo mais ênfase no Estado do Rio. É tempo de o Estado do Rio parar de importar produtos que podemos colher aqui. Nosso objetivo é fazer não só o Estado do Rio parar de importar produção agrícola de outros estado, mas produzir cada vez mais e exportar o excedente. É tempo de explorar o potencial agrícola do nosso estado", sentenciou Rogério Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog