
O presidente da comissão, deputado Rogério Cabral (PSB), lembrou que, além de aumentar a produção na região e incentivar os agricultores, a medida ainda agregaria mais qualidade aos alimentos para a população. E o vice-presidente da comissão, deputado Nelson Gonçalves (PMDB) que sugeriu a reunião e fez as solicitações ao Governo do estado, explicou a importância do levantamento das informações. “Temos que aproveitar este momento em que a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2009 vai começar a ser discutida para elaborarmos uma emenda ao orçamento que viabilize a construção da Central de Abastecimento para nossos agricultores. Esse deve ser o primeiro passo para a concretização do projeto”, explicou.
A colaboração dos deputados na destinação de mais verbas à Secretaria de Estado de Agricultura foi considerada essencial por Renato de Moraes Viegas, que compareceu à audiência representando o secretário Christino Áureo. “Normalmente, o orçamento destinado a nossa secretaria é somente 0,5% do total e temos que contar com o apoio dos parlamentares para que essa verba seja maior”, disse Viegas, que também anunciou a possibilidade de, ainda em 2008, haver um concurso público para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio).
Segundo o representante do Executivo, a gestão na secretaria está voltada para a melhoria e para o desenvolvimento da agricultura do estado. “Já diminuímos em 15% as importações de produtores agrícolas, desde que Christino Áureo assumiu, e também realizamos algumas recuperações nas estradas”, explicou.De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Políticas Agrícolas de Valença, Élvio Divani, cerca de 70% dos produtos agrícolas que o Estado do Rio consome são importados. “Precisamos de investimentos no setor rural porque temos capacidade de produzir muito mais e de diminuir essas importações, basta termos condições para isso. Podemos produzir mais, gerar mais emprego e renda para o nosso estado, diminuindo até mesmo o êxodo rural”, avaliou Divani, acrescentando que um forte investimento poderia originar, em algumas regiões, um êxodo urbano.
A Vice-presidente do Conselho da Cidade de Valença, Ana Vaz ressaltou a importância da melhoria das estradas para escoamento dos produtos. “Estamos no centro de um triângulo formado por Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo e, se tivermos condições, poderemos transportar alimentos frescos e de qualidade para muitas localidades”, destacou.'
Durante a audiência, o deputado Rogério Cabral reforçou a necessidade de a comissão ter um microônibus para rodar o interior com o objetivo de orientar produtores na emissão de notas fiscais e difundir novas tecnologias de produção e formas de comercialização, além de fomentar o cooperativismo. “Apresentei o projeto à Mesa Diretora da Casa há quatro meses e estamos aguardando uma resposta. A comissão está atuante e espero conseguir mais esse apoio para nossas atividades”, sublinhou Cabral, que acredita que o estado perde muita renda já que, por falta de informação, a maioria dos produtores não declara sua produção.
Vereadores do município e representantes de associações e cooperativas de produtores agrícolas do Médio Paraíba, que também inclui as cidades de Piraí, Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Rio Claro, Porto Real, Pinheiral, Resende, Itatiaia, Quatis e Rio das Flores, estiveram presentes à audiência.
Fonte: Comunicação Social - Alerj
Nenhum comentário:
Postar um comentário