sexta-feira, 30 de maio de 2008

SESSÃO SOLENE NA ALERJ PARA BANDA EUTERPE FRIBURGUENSE - " A CENTENÁRIA DAS CENTENÁRIAS"

Foto da Mesa Diretora, presidida pelo Deputado Rogério Cabral

Banda e Coral Euterpe Friburguense no Plenário da Alerj

Foto histórica de integrantes da Banda Euterpe Friburguense, nas escadarias da Alerj, com o Deputado Estadual Rogério Cabral, Presidente Nilson, Deputado Estadual Olney Botelho e Vereador Alexandre Cruz.

"Euterpe recebe Medalha Tiradentes em concorrida solenidade na Alerj"

A Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense recebeu mais um reconhecimento pelo seu importante trabalho cultural. Trata-se da Medalha Tirandentes, concedida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de janeiro (Alerj), pelos 145 anos de fundação da banda e os serviços prestados a Nova Friburgo e a todo o estado. A homenagem foi entregue durante uma concorrida sessão solene, realizada na última quinta-feira, 29 de maio, no plenário da assembléia. A solenidade foi presidida pelo deputado Rogério Cabral, autor do projeto de concessão da Medalha Tiradentes à Euterpe Friburguense. A mesa foi composta pelo representante da Associação de Bandas do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Wermellinger; o vereador Jorge Carvalho, representando a Câmara Municipal; o deputado Olney Botelho, vice-presidente do Conselho Deliberativo da Euterpe; e o vereador Alexandre Cruz, representando a prefeita Saudade Braga. O presidente da Euterpe, José Nilson da Silva, e o gerente do Sesc Nova Friburgo, Renato Bravo, também compuseram a mesa.A sessão foi aberta com execução do Hino Nacional interpretado pela banda e coral da Euterpe. Em seguida a solenidade contou com uma série de discursos sobre o trabalho da banda, cuja homenagem foi justificada por Cabral “pelos relevantes serviços prestados a Nova Friburgo e ao estado”. Eduardo Wermellinger elogiou a atuação da Euterpe e do coral pelo profissionalismo e dedicação, buscando sempre repertórios inéditos para agradar ao público. Ele também lembrou ser o autor do slogan Centenária das Centenárias, que, para seu orgulho, consta do histórico da banda.Em seu discurso Jorge Carvalho lembrou com alegria do período em que foi presidente da banda. “Na época, Assis levava seu filho, Nelson José da Silva Neto, para a escola de música da banda. Hoje ele é o maestro da Euterpe”, disse ele, acrescentando que também foi presidente do Conselho Diretor da banda e músico da agremiação. Elogiada nos discursos, banda encanta público com sua música. A solenidade prosseguiu com execução, pela banda, do Hino do Centenário de Nova Friburgo. Em seguida Olney Botelho discursou, destacando a importância da Euterpe para a cultura local, estadual e nacional. Ele também lembrou a época em que seu saudoso pai esteve à frente da presidência da banda. “Na ocasião a Euterpe passava por um momento muito difícil e papai convidou Nilsinho, o atual presidente, para ajudá-lo. Mamãe também teve um papel fundamental neste período, se preocupando com o bem-estar dos músicos”, disse Olney, conclamando a esposa do atual presidente, Suely, a seguir a luta de sua mãe. Outro destaque da sessão foi a execução da canção Perhaps Love, com participação do tenor Ágni de Souza e do barítono Emannoel Monteiro. Em seguida foi a vez de Alexandre Cruz discursar, elogiando o trabalho que vem sendo desenvolvido pela banda e a gestão do atual presidente.
O ponto alto da solenidade foi a entrega da Medalha Tiradentes ao presidente da Euterpe, feita pelos deputados Rogério e Olney. Em seu agradecimento, Nilsinho falou da alegria e emoção com a condecoração. “Quero dividir esta homenagem com todas as pessoas que já passaram pela banda e que, apesar das dificuldades, conseguiram mantê-la até os dias atuais. Em nome da família euterpista, agradeço esta homenagem, a maior honraria da Alerj”, declarou, parabenizando o maestro e os músicos da banda e do coral pela dedicação, bem como ao maestro Marcos Botelho Lage, responsável pela escola de música.Foi uma cerimônia marcada pela alegria e emoção, encerrada em alto estilo com a execução de Manhã de Carnaval e Ave-Maria no Morro. Vale destacar que os números apresentados pela banda e coral mereceram aplausos entusiasmados do público que lotou a Alerj e dos funcionários, que desde o ensaio estavam encantados.

A solenidade foi presidida pelo deputado Rogério Cabral, autor do projeto de concessão da Medalha Tiradentes à Euterpe Friburguense.

Fonte: Jornal A Voz da Serra, 04/06/08


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog