
Paralelamente, será realizado também o I Festival da Agricultura Familiar do Estado do Rio de Janeiro, com atrações que vão desde a demonstração do uso de equipamentos até atividades culturais. Os dois eventos acontecerão
Presidida desde o ano passado pelo produtor rural e Deputado Estadual Rogério Cabral (PSB), a Comissão de Agricultura da Alerj é considerada por parlamentares de todos os partidos como um dos organismos mais dinâmicos do Parlamento fluminense. Em 2007, promoveu cinco fóruns em diferentes regiões do Estado para levantar os problemas mais prementes e apontar as soluções mais adequadas às realidades locais.
Os fóruns aconteceram nos municípios de Valença, Itaperuna, Teresópolis, Campos e Tanguá, reunindo agricultores, pecuaristas, especialistas em meio ambiente, técnicos, professores universitários, prefeitos, secretários de agricultura e vereadores, além de entidades e cooperativas que, juntas, representam dezenas de milhares de produtores.
O somatório de idéias reunidas após o trabalho incansável desenvolvido pelos organizadores será apresentado durante o I Congresso Rio Eco Rural, que contará com a presença de ilustres palestrantes e mediadores que terão como principal desafio levar ao conjunto da sociedade e às instâncias governamentais de todos os níveis propostas visando identificar os gargalos de produtividade e as distorções que atingem o meio rural do estado que é o segundo mercado consumidor nacional.
Serão encontros complementares. Enquanto os debates vão esquentar os painéis do Congresso Rio Eco Rural, seus participantes – que virão de todas as regiões do Estado – terão uma grade de atrações que farão do encontro também uma grande festa dos pequenos e médios produtores. Vale lembrar que mais de 90% da produção agrícola do nosso Estado se deve ao trabalho dos agricultores familiares.
Programas setoriais, exposição de olericultura, leilão de cavalos, açude de peixe, estande de café, equipamentos à base de energia renovável, biodigestores são algumas dessas atrações. Na área cultural, haverá apresentação de quadrilhas, de jongo, de mineiro pau, de serestas, de danças folclóricas das colônias de imigrantes e das bandas tradicionais Euterpe e Campesina, além de shows de música.
A Comissão de Agricultura da Alerj acredita que dará, assim, uma contribuição importante para o fortalecimento da agricultura do Estado do Rio de Janeiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Dep. Rogério Cabral
Nenhum comentário:
Postar um comentário