
Em 2007 foi realizada a primeira audiência, por solicitação de entidades e associações de Lumiar e São Pedro da Serra, que reuniu no Plenário Barbosa Lima Sobrinho agricultores de diversas localidades vizinhas a Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima, além de deputados, autoridades ambientais e representantes do Município de Nova Friburgo. Naquela ocasião, os produtores tiveram a oportunidade ímpar de manifestarem toda sua indignação pela forma como foi implantada a APA, sem a sua participação, fato que originou desentendimentos e conflitos até hoje vividos por todas aquelas populações. Da mesma forma, o estado pode apresentar sua visão através do Presidente do IEF - Instituto Estadual de Florestas, Sr. André Ilha, que compareceu à Audiência Pública, juntamente com técnicos daquele órgão. Ainda os representantes friburguenses, Sr. Sylvio Montenegro, do Executivo Municipal e o Vereador Grimaldino Narcizo, do legislativo de Nova Friburgo, expuseram suas opiniões a respeito do tema.
O Presidente da Comissão, Deputado Rogério Cabral, solicitou ao IEF que examinasse as reivindicações dos agricultores, à luz da legislação vigente, e elaborasse um plano de ação visando o saneamento dos conflitos.
O IEF realizou, então, oficinas de trabalho com os agricultores, em diversas localidades e agora, na próxima audiência teremos oportunidade de avaliar se houve ou não avanços e buscar soluções para as questões ainda pendentes.
A nova Audiência Pública será também presidida por Rogério Cabral, em local a ser definido, e contará com a presença de autoridades ligadas à área de meio ambiente e agricultura, do estado e município, num esforço conjunto para a definitiva adequação dos problemas que afligem os agricultores familiares da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário