terça-feira, 11 de dezembro de 2007

CAIXA PREMIA 10 MELHORES PROJETOS DO PAÍS - NOVA FRIBURGO ENTRE OS ESCOLHIDOS.

Brasilia, 11 de Dezembro de 2007


A Caixa Econômica Federal divulgou, na tarde de ontem (10), os vencedores do Prêmio CAIXA Melhores Práticas 2007/2008. Temas como sustentabilidade, habitação, desenvolvimento local, inclusão social e gestão ambiental encontraram na prática a resposta para melhorar a vida de milhares de brasileiros.


Dos 20 projetos selecionados, 10 foram premiados: Acre Preserve, de Xapuri (AC); Artidéias, de Vitória (ES); Babaçu é Vida, de Itapecuru Mirim (MA); Cidade Cidadã, de Nova Friburgo (RJ); Energia Limpa, de Florianópolis (SC); Floresta Viva, de Ilhéus (BA); Glória à Casa, de Campina Grande (PB); Onde Moras, de Londrina (PR); Rede Social, de Vila Velha (ES); e Varjada, de Passira (PE).

As práticas escolhidas terão seus projetos divulgados para todo o Brasil por meio de livros, folders, exposição fotográfica e vídeo. Os ganhadores também serão inscritos pela CAIXA no Prêmio Internacional promovido pelo Best ‘Practices and Local Leadership Programme do Habitat/ONU. A premiação contou com a presença da presidente da CAIXA, Maria Fernanda Ramos Coelho; do vice-presidente de Governo, Jorge Hereda; do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias; do secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho; de representantes dos Ministérios dos Esportes, João Ghizoni, e das Cidades, Márcio Galvão; e de representantes das práticas finalistas.Segundo a presidente da CAIXA, Maria Fernanda, a instituição faz questão de estar presente em projetos que buscam a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. “Hoje, todos nós tivemos a oportunidade de conhecer projetos que são fonte de inspiração e nos dão a certeza de que práticas como estas valem a pena”.

Para Sílvio Montenegro, secretário do Programa Pró-Cidade, da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e representante de uma das práticas vencedoras, “o prêmio fortalece a convicção de um caminho para a construção de uma sociedade mais justa e de melhor vida para os brasileiros, com resultados mais duradouros”.


O Plano Diretor Participativo do Município de Nova Friburgo, brilhantemente elaborado e conduzido pela equipe do Pró Cidade, liderada por Silvio Montenegro, inovou em diversos aspectos o processo de construção de sua própria sistemática. Aberto à ampla discussão por toda sociedade friburguense, contou com o empenho de diversos profissionais da Prefeitura Municipal e de outros segmentos da comunidade.


Rogério Cabral, então Vereador Presidente da Câmara Municipal de Nova Friburgo, compreendendo a importância de todo esse processo, ao receber o anteprojeto de lei do Plano Diretor deu início, de maneira inédita no legislativo friburguense, às reuniões itinerantes da Câmara, levando às comunidades, distritos e localidades, de maneira democrática e simples, a possibilidade de participação de todos os cidadãos friburguenses naquele que seria o documento norteador do desenvolvimento do município como um todo.


Assim, a Câmara Itinerante esteve presente nos distritos de Lumiar, Mury, São Pedro da Serra, Conselheiro Paulino, Riograndina e Amparo, ouvindo da população local as principais reivindicações, sugestões, críticas, enfim, uma preciosa contribuição ao projeto do Plano Diretor como também a diversas outras questões relevantes levantadas durante essas sessões.


A partir dessa caminhada pelos bairros de Nova Friburgo, os Vereadores puderam melhor avaliar as diretrizes propostas e elaboraram suas emendas ao projeto, inserindo e enriquecendo o plano com tudo aquilo que ouviram, diretamente, dos cidadãos.



Portanto, parabéns ao Secretário Silvio Montenegro e sua eficiente equipe!

Parabéns a Rogério Cabral, Mesa Diretora e demais Vereadores da Legislatura 2005/2008 pela histórica medida que possibilitou à população friburguense de se fazer ouvir por seus representantes diretos, legitimando o processo de discussão do Plano Diretor de Nova Friburgo.


Fontes: Caixa Econômica Federal
Yvan Peixoto Junior





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog