A instalação em Nova Friburgo do Centro Regional de Tratamento do Câncer, uma promessa de campanha do deputado estadual Rogério Cabral (PSB), foi confirmada nesta terça-feira, 27 de novembro, pelo secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, durante sua visita à cidade para um encontro com parlamentares e secretários municipais da área.
– Foi um belo presente de Natal para o nosso município e toda a Região Serrana. Fico muito feliz por ter chegado a bom termo a luta que travamos para que este centro de referência vinculado ao Instituto Nacional do Câncer (INCa) ficasse em Nova Friburgo. Se for necessário, vou colocar toda a verba de que disponho para emendas orçamentárias a serviço desse hospital do câncer, que é a prioridade maior de nossa população hoje, é prioridade minha, do PSB e da prefeita Saudade Braga. Já levei muita gente ao Rio para receber tratamento oncológico. Nova Friburgo é uma cidade-pólo e precisava desse hospital mais do que qualquer outra.
O secretário Sérgio Côrtes fez questão de ressaltar, durante a reunião que aconteceu no Hospital São Paulo, que os municípios da Região Serrana reconhecidamente levam a sério o investimento no setor:
– Todos aplicam os 30% do orçamento em Saúde. Eles servem de exemplo para os municípios do Grande Rio e das demais regiões do território fluminense. Os municípios serranos se unem no esforço em prol de uma assistência melhor aos seus habitantes – afirmou Côrtes.
O próximo passo será dado pela secretária municipal de Saúde, Jamila Calil, que vai abrir o processo de licitação e no próximo dia 12 de dezembro se reunirá com o secretário Sérgio Côrtes e com o subsecretário de Atenção à Saúde, Carlos Armando.
O centro de referência será localizado dentro das instalações do Hospital Municipal Raul Sertã, que serão ampliadas. Além de receber os pacientes de Nova Friburgo, o Centro Regional de Tratamento de Câncer atenderá 80% dos casos da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário