No próximo dia 30 de novembro, a Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, presidida pelo Deputado Estadual Rogério Cabral (PSB), irá ao Município de Campos dos Goytacazes para realizar o penúltimo fórum preparatório do I Congresso Rio Eco Rural. O evento, que terá como seus principais focos as questões e desafios da pecuária e da agroindústria voltada para os biocombustíveis, acontecerá na Universidade Federal Rural, no km 5 da Rodovia do Açúcar e promete ser um dos mais concorridos de toda a programação que antecede o grande encontro de produtores rurais previsto para o início de 2008,
Na reunião de sexta-feira que vem, em Campos, três palestras terão como tema os aspectos ligados à sanidade, genética, linhas de financiamento e novas técnicas de manejo da pecuária. A pauta de debates incluirá também os desafios ligados a questões de energia, com ênfase na produção de oleaginosas para biocombustíveis (etanol), que, segundo se estima, será capaz de contribuir eficazmente para um salto de desenvolvimento econômico do país, desde que exista por parte de todos – produtores rurais, técnicos e autoridades do setor nos níveis estadual e federal – a exata compreensão de sua importância e a elaboração de políticas realistas e justas. Outro ponto forte do Fórum de Campos será a abordagem de questões vitais para o desenvolvimento da pesca e da aqüicultura.
Fórum de Teresópolis – O Presidente da Comissão de Agricultura da Alerj, Rogério Cabral, avaliou como extremamente positivos os resultados do encontro realizado na última sexta-feira, 23/11, na Casa de Cultura de Teresópolis, durante o fórum preparatório que reuniu produtores, especialistas e dez secretários municipais de agricultura da Região Serrana.
Nos debates, foi destaque a preocupação dos participantes do encontro com o processo de reestruturação da Emater-RJ, para que o órgão volte a dar boa assistência ao homem do campo. Em sua palestra, o Presidente da Emater-RJ, Hélio Cabral, que representou o Secretário de Agricultura, Christino Áureo, salientou que o processo de renovação de quadros terá como prioridade, neste primeiro momento, a incorporação de técnicos de nível médio, após 17 anos sem concurso público.
No que diz respeito à contratação de pessoal de nível superior, Hélio Cabral destacou que a Emater-RJ está celebrando convênios com universidades para que cada unidade do órgão que dirige tenha, pelo menos, um residente das diferentes especialidades ligadas à produção agropecuária em seus quadros. Hélio Cabral reiterou que no dia 14 de dezembro entregará à Comissão de Agricultura o relatório definitivo do processo de estruturação com o desenho final da nova Emater-RJ, que segundo prometeu será reequipada para tornar realmente efetiva a prestação de bons serviços aos produtores rurais.
Em outras intervenções, o pesquisador Aluísio Granato de Andrade, da Embrapa, discorreu sobre o planejamento de uso, conservação e recuperação das terras, chamando a atenção para o intenso processo de degradação ambiental, responsável pela redução intensa da cobertura florestal do Estado do Rio de Janeiro, onde a Mata Atlântica ocupa, neste ano de 2007, apenas 17% de sua extensão territorial. Granato demonstrou em sua exposição que a lucratividade do negócio poderá ser bem maior do que a que hoje se verifica se os produtores e governantes ampliarem sua preocupação com o meio ambiente.
Já o secretário de Agricultura de Nova Friburgo, Selmo Santos, listou em sua palestra as ações vitoriosas implantadas no município serrano a partir da realização do primeiro censo geoprocessado da área rural feito por um município brasileiro, justamente o de Nova Friburgo, na época
O I Congresso Rio Eco Rural, de acordo com Rogério Cabral, tem como desafio exatamente levar experiências como a de Nova Friburgo para todos os rincões do Estado do Rio de Janeiro, proporcionando o salto de qualidade que a agricultura fluminense, notadamente a agricultura familiar, precisa dar nos próximos anos e décadas, para gerar mais emprego e renda no campo e aumentar a oferta de produtos para os centros urbanos fluminense e de outros estados.
Ao traçar o panorama da economia rural de seu município, o Secretário de Agricultura de Teresópolis, Sandro Dias, afirmou que nos fóruns preparatórios e no encontro que encerrará o I Congresso Rio Eco Rural que os homens que alimentam a população das grndes cidades “estão mostrando aos governos os problemas que enfrentam na zona rural com o objetivo de propor as soluções mais adequadas que precisam ser implementadas”. Em sua intervenção, o Vereador teresopolitano José Carlos Faria disse que o governo estadual precisa estabelecer políticas públicas de incentivo ao campo. “Precisamos de ações que ajudem o nosso desenvolvimento. O estado precisa ser um regulador da atividade, estabelecendo valores mínimos das mercadorias, pois o produtor assume todos os riscos de produzir e não coloca preço em seus produtos. São os compradores que definem quanto vão pagar”.
Também participou do encontro o Deputado João Pedro (DEM), que exaltou a iniciativa pioneira da Comissão ao promover os fóruns.
“Esta iniciativa da Comissão de Agricultura, no sentido de conhecer as dificuldades e potencialidades do campo, é fundamental para ouvirmos o camponês e, através do parlamento, tentarmos interligar os produtores e os consumidores em prol do fortalecimento da agricultura do Rio de Janeiro”.
Assessoria de Imprensa do Gabinete do Deputado estadual Rogério Cabral
rogeriocabral.imprensa@gmail.com
(21) 2588-1632
Nenhum comentário:
Postar um comentário