A Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira da Assembléia Legislativa do Rio promoveu nesta sexta-feira (23/11) mais uma etapa do balanço da economia rural do estado com a realização do 3° Fórum Regional de Agricultura, em Teresópolis, Região Serrana. O presidente da comissão, deputado Rogério Cabral (PSB), mostrou-se satisfeito com o evento e destacou os três principais objetivos de sua empreitada. “Estamos fazendo um levantamento sobre a economia rural em cada região do estado, conhecendo as suas demandas e abrindo um canal de comunicação entre a comissão da Alerj, os produtores rurais, os prefeitos e os secretários municipais de Agricultura. Ao final desse levantamento, apresentaremos projetos de lei para o desenvolvimento da agricultura e o fortalecimento do homem do campo, pois, dessa forma, poderemos evitar o êxodo rural”, informou o socialista. No próximo dia 30/11, o fórum irá se deslocar para a região Norte do estado, onde mais um seminário será realizado, dessa vez em Campos.
O deputado João Pedro (DEM) exaltou a atitude pioneira da comissão ao estar promovendo os fóruns regionais para conhecer as dificuldades e as potencialidades do produtor rural. “Essa iniciativa da comissão é fundamental para ouvirmos o camponês e, para através do parlamento, tentarmos interligar os produtores e os consumidores em prol do fortalecimento da agricultura no estado”, declarou o democrata. Representando o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio (Emater-RJ), Hélio Cabral, explicou o processo de reestruturação da instituição para fornecer um suporte mais adequado aos produtores rurais. “A reestruturação está apoiada em três pilares fundamentais: a renovação dos quadros de trabalho, o reequipamento e a modernização dos escritórios espalhados pelo estado e as parcerias. Realizaremos concursos públicos para técnicos de nível médio e superior, criaremos o espaço do agricultor e firmaremos convênios estruturados com acompanhamento e fiscalização”, pontuou Hélio, acrescentando que a falta de tecnologia e de informação são os maiores responsáveis pelo êxodo rural.
De acordo com o vereador de Teresópolis José Carlos Faria (PMDB), o Governo do estado precisa estabelecer políticas públicas de incentivo ao campo. “Precisamos de ações que ajudem o produtor a se desenvolver. O estado precisa ser um regulador da atividade, estabelecendo valores mínimos das mercadorias, pois o produtor rural assume todos os ricos para produzir e não coloca preço em seus produtos. Os compradores é que definem quanto vão pagar”, afirmou. O secretário de Agricultura de Teresópolis, Sandro Dias, ressaltou a importância da realização de fóruns regionais para o homem do campo. “Esse fórum é fundamental porque vai mostrar ao Governo os problemas enfrentados na zona rural, e vai também propor soluções a serem implementadas”, observou. Durante o fórum, o secretário de Agricultura de Nova Friburgo, Selmo Santos, apresentou o programa "Organização Rural" de catálogo de todos os produtores friburguenses, o que eles produzem, para quem vendem e o seu grau de instrução escolar.
O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agorecuária (Embrapa), Aluisio Granato, falou sobre o planejamento de uso, conservação e recuperação das terras e o representante da Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa), João Mauricio Tomasi, discorreu sobre as novas perspectivas de comercialização da produção rural. O Fórum da Região Serrana foi o terceiro organizado pela Comissão de Agricultura a constar no cronograma de encontros preparatórios para o I Congresso Rio Eco-Rural, que deverá ser realizado em março de 2008 e contará com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Sérgio Cabral. Os dois primeiros fóruns aconteceram em Valença, na região do Médio Paraíba, e em Itaperuna, no Noroeste fluminense.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Alerj
Fonte: Assessoria de Comunicação - Alerj
Nenhum comentário:
Postar um comentário