FORUM REGIONAL DE VALENÇA ABRE COM SUCESSO "I RIO ECO RURAL"
Foi nota 10 em público e nota 10 em colheita de boas propostas. Mais de 500 pessoas, representando milhares de agricultores das regiões do Médio Paraíba e Costa Verde, participaram na sexta-feira, dia 5 de outubro, do Fórum Regional de Valença. Foi o pontapé inicial do I Congresso Rio Eco Rural, organizado pela Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, que tem como objetivo a busca de boas idéias em prol do desenvolvimento com sustentabilidade da produção rural fluminense.
O encontro, que teve início com a execução do hino de Valença e do Hino Nacional Brasileiro pelo afinado coral de 55 crianças matriculadas no CIEP Professor Costa Júnior, foi aberto oficialmente pelo presidente da Comissão de Agricultura, deputado estadual Rogério Cabral, que disse ter a certeza de que o I Congresso Rio Eco Rural, previsto para o primeiro trimestre de 2008, tem tudo para oferecer propostas eficazes que darão novos rumos à produção fluminense.
Os temas abordados no Fórum Regional, sempre seguidos de debates e com a participação de todos os que queriam tirar dúvidas, foram: Desenvolvimento Regional Sustentável, Energia no Meio Rural, Biodiesel, Agroecologia e Zoneamento Ecológico-Econômico, Organização Rural, Pecuária de Leite – uma Visão de Futuro e Panorama da Agricultura Local.
Em sua palestra, o pesquisador da Embrapa Aluísio Granato de Andrade chamou a atenção para uma questão vital: conciliar produção agrícola com estratégias que valorizem a conservação ambiental. Ele provou, com números e informações, que é possível obter rendimentos na área rural e, ao mesmo tempo, respeitar o Código Florestal.
Já o engenheiro agrônomo Mário Couto, da caravana friburguense presente ao Fórum Regional de Valença, deu exemplo de bons resultados obtidos na produção de morangos sem uso de agrotóxicos, graças à tecnologia avançada e à irrigação por gotejamento que dificultam o aparecimento de fungos. Em sua palestra, ele aproveitou para convidar os presentes para a Festa da Flor, entre os dias 11 e 14/10, em Nova Friburgo.
Em sua palestra, o diretor-presidente da Emater-RJ, Hélio Cabral, falou sobre a reestruturação da empresa, que há 17 anos não tem um concurso público. Já o médico-veterinário Clóvis Romário Souto fez uma exposição abrangente mostrando toda a linha de crédito que existe no Banco do Brasil em favor da pecuária leiteira. O representante da empresa Cesbra defendeu o plantio do pinhão manso, matéria-prima para a produção do biodisel de extrema viabilidade econômica, uma solução que, segundo disse, não afetará o uso mais nobre do óleo da mamona.
Os próximos Fóruns Regionais já estão previstos para Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Tanguá e, encerrando a etapa dos seminários preparatórios, o encontro na Região Serrana, que se realizará em Teresópolis.
Todos os eventos acontecerão às sextas-feiras. E a próxima parada será em Itaperuna, na região Noroeste fluminense, no dia 19 de outubro. Com população estimada em 90 mil habitantes e uma tradição agrícola que, na primeira metade do século XX, fez de Itaperuna o principal município produtor de café do país, o município ainda tem hoje na agricultura e agropecuária suas principais atividades econômicas.
No dia 26 de outubro, o terceiro fórum regional do Congresso Rio Eco Rural será realizado em Campos dos Goytacazes.
Ainda não têm datas marcadas os fóruns regionais da Região Metropolitana e Baixada Litorânea, que provavelmente terá como sede o município de Tanguá; e, por fim, o encontro final em Teresópolis, mas ambos estão previstos para o mês de novembro.
Terminados os fóruns, e tendo em mãos os resultados obtidos em cada um dos eventos preparatórios, todos os esforços da Comissão de Agricultura da Alerj serão dirigidos para a realização do congresso propriamente dito, o I Rio Eco Rural, no município de Nova Friburgo, nos primeiros meses de 2008.
José Sergio Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário