domingo, 21 de outubro de 2007

FORUM DE ITAPERUNA - I RIO ECO RURAL

Em concorrida manhã do dia 19 de outubro, teve início o Fórum Regional de Itaperuna, preparatório ao "I Rio Eco Rural", reunindo diversos municípios do Noroeste do RJ.
O encontro foi realizado no auditório do Campus da UNIG, reuniu diversos prefeitos, secretários, agricultores e autoridades da Região Noroeste do estado.
A dinâmica desenvolvida permitiu além das palestras programadas, um espaço para apresentação de questões relativas à agricultura do noroeste do estado, dificuldades enfrentadas e troca de experiências.
A melhoria da qualidade de ensino das escolas no meio rural, a burocracia que impera na concessão de linhas de créditos aos produtores, a situação dos agricultores do Norte e do Noroeste fluminense que foram estimulados a plantar maracujá e hoje estão endividados, foram alguns dos assuntos mais importantes discutidos no Fórum.
Produtores rurais chamaram a atenção, principalmente, para o drama vivido pelos agricultores que, estimulados pelo Programa Frutificar, venderam o que tinham para plantar maracujás, levaram calote da empresa fornecedora e hoje estão cheios de dívidas.
A Comissão de Agricultura, representada no evento pelo Presidente, Deputado Rogério Cabral e pelo Deputado Estadual João Peixoto, está examinando a situação e em breve vai propor uma solução com o apoio do Governo Sérgio Cabral.
Entre outras autoridades, também participaram do encontro o secretário de Agricultura de Natividade, Jorge Vargas Boechat; o subsecretário de Agricultura de Campos, Roberto Ribeiro de Souza; o supervisor da Emater-RJ, Renato Rodrigues; o presidente do CESMA, Carlos Marconi de Souza Rezende; o professor da Unig José Antônio Moreira Pinto; o produtor José Antônio Nogueira, representante do secretário estadual de Agricultura; representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), além de técnicos e produtores rurais.
Os dados foram compilados pela equipe organizadora do evento e servirão para elaboração da pauta do Congresso a ser realizado no primeiro trimestre de 2008, em Nova Friburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog